Navegação Segura

Navegação Segura

Navegar na internet é algo comum hoje em dia, porém com toda essa facilidade vem os problemas.

Quando você acessa um site seu navegador envia uma requisição para o servidor do site que devolve ao seu navegador o código da página (HTML), isso quer dizer que todo site inclusive o nosso é um bando de códigos que são 'transformados' no navegador instalado em seu PC. Isso quer dizer que tudo o que você digita ou clica no site é enviado a um servidor na China, Russia ou qualquer parte do mundo, ou seja, seus dados são trafegados na nuvem.

Antes de mais nada precisamos entender como funciona a internet.

Protocolo HTTP

O protocolo HTTP é a sigla para HiperText Transport Protocol (protocolo de transporte de hipertexto), isso quer dizer que ele cria um padrão de comunicação entre o cliente (seu navegador) e o servidor (hospedeiro), sem isso não seria possível padronizar os navegadores de internet e para acessar o site XYZ você precisaria do navegador da ABC123 ou o desenvolvedor teria que fazer vários sites para cada navegador e o caos se instauraria.

Para evitar que seus dados sejam descobertos por qualquer um foi acrescentado uma camada de criptografia ao protocolo HTTP, o HTTPS (Security) faz todas essas transações de maneira criptografada, sendo assim caso algum invasor consiga interceptar a conexão ele terá dificuldades para saber o que é mesmo que ele consiga se apossar deles.

Sendo assim para saber se um determinado site navega usando protocolo HTTPS basta olhar o "cadeadinho" na barra de endereços para conferir o certificado digital do site.

Rodrigo Attique

Engenheiro de computação, empresário por falta de opção, pythonista de coração, programador por vocação.

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *