Senhas fortes

Senhas fortes

Neste artigo falaremos sobre senhas e como fazer uma forte.

Senhas são como as chaves de nosso carro ou casa e não devem ser compartilhadas com estranhos. Quanto maior o nível de intimidade maior deve ser a restrição a determinado local.

No meio virtual não é muito diferente sendo as chaves de nossa casa como se fossem uma palavra chave que é utilizada para abrir a porta.

 

Assim como existem meios de quebrar a fechadura para para arrombar uma porta também é possível utilizar meios para se quebrar uma senha, por isso ela deve ser elaborada utilizando critérios que dificultem ao máximo a ação de alguém mal intencionado.

 

Senhas fortes utilizam uma combinação de caracteres que não dão margem de entendimento para seres humanos ou para robôs.

Senhas que geralmente representam datas de aniversário, nomes de animais, pessoas e coisas do gênero são facilmente descobertas, por exemplo:

  • 10091989

  • felicidade

  • osmose2009

 

Veja, são palavras cotidianas algumas combinam vários caracteres mas são facilmente memorizáveis e portanto podem ser quebradas através de algoritmos especialistas em força bruta.

 

Senhas fortes geralmente devem conter mais de 8 caracteres entre letras, números e símbolos, variando entre letras maiúsculas.

 

Uma dica é nunca utilizar acentos ou letras exclusivas de nosso alfabeto como o  cedilha (ç).

 

Por exemplo correto:

  • A:bH95Ks

  • H0t&l53$trL4s

 

Veja que algumas não possuem a menor conexão lógica, mas que também é possível escrever palavras combinando esses símbolos, veja outro exemplo.

  • f3L1c16@6&

  • S46&d0r141997

 

Perceba que a palavra felicidade foi escrita utilizando uma série de caracteres estranhos que embaralham o sentido da palavra. Claro que esta palavra não poderá ser utilizada como sua senha, porém é uma dica caso não queira utilizar geradores de senha e utilizar palavras de seu conhecimento.

 

Tá aí fica a dica e não deixe de conferir os outros artigos que falam sobre como preservar sua senha.

Rodrigo Attique

Engenheiro de computação, empresário por falta de opção, pythonista de coração, programador por vocação.

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *