Você sabe o que é um marketplace??

Você sabe o que é um marketplace??

Você sabe o que é um marketplace??

Um Marketplace é um espaço virtual onde se faz comércio eletrônico no sentido mais amplo, consiste em um site desenvolvido para promover a venda de produtos através da internet.

A palavra Marketplace é resultado da união das palavras market (mercado) e place (local). É um termo comum no meio empresarial, que facilmente é confundido com o e-commmerce, porém, os dois não são sinônimos. O marketplace é um recurso útil para as empresas dos mais variados tamanhos, pois, auxilia a alavancar as vendas através da internet.

Ele pode ser destinado a negócio entre:

  • Empresas e empresas (B2B): A plataforma online B2B trata dos modelos de venda entre duas empresas. Normalmente é uma venda cuja finalidade de quem compra é para reposição de estoque e revenda ou para transformação e produtos que entrem em linhas de produção. (ex: MercaChefe ou BuyinPortugal)
  • Empresas e consumidores (B2C): A plataforma intermedeiam a venda direta para o cliente final. Normalmente é uma venda operada por um lojista, que seu foco já é vender produtos ao consumidor final. (ex: Farfetch)
  • Consumidores e consumidores (C2C) (ex: site da Ebay)
  • Empresas e Empresas e Empresas e Consumidores (B2B2C) (ex: PedirOrcamentos ou DemoraPouco)
  • Governo e consumidores (G2C) (ex: pagamento via Internet de IRS em Portugal)
  • Governo e empresas (G2B) (ex: Central de compras do estado português na Internet)

Pode ser genérico, (abarcar todos os sectores de atividade) ou temático (apenas um sector de atividade).

E pode ter vários níveis de interatividade: consulta de catálogos (promoção institucional de empresas e produtos / serviços); encomendas online; transações online; integração de processos de negócio; etc.

 

Qual a diferença entre um Marketplace e uma Loja Virtual (e-commerce)?

Como dito acima, uma loja virtual ou e-commerce é um espaço virtual exclusivo de um determinado vendedor, ou seja, o lojista precisa arcar com todos os custos da loja como em uma loja física. Esses custos podem variar desde uma simples atualizações de produto a até as atualizações do sistema da loja, sem falar nas questões de segurança e etc.

Caso tenha dúvidas sobre qual melhor loja virtual para seu negócio, veja nosso artigo falando sobre Loja Virtual Pronta ou Alugada.

 

E o Marketplace?

O Marketplace funciona como um “mercadão” ou um “Shopping Center” virtual, há vários lojistas locados ali em um plataforma de um terceiro, ela pode ser de um grande varejista ou um local específico.

Mas quais as vantagens de usar um Marketplace?

A primeira vantagem é o aumento de visibilidade e depois a redução de custos e processos, uma vez que quem é responsável por atualizar o sistema da loja e dar manutenção na infraestrutura e nos processos é o dono do MKT Place, o lojista só se preocupa em atender bem os clientes e manter seus produtos atualizados.

E custos?

Os custos variam de cada plataforma, mas hoje o mercado é bem diversificado, existem opções para grandes e pequenos negócios, e cabe ao lojista escolher qual melhor lhe atende ou quais os melhores.

Conclusão!!

Um marketplace pode ser uma alternativa viável para seu negócio, nós ficaremos muito felizes em ajuda-lo a vender mais.

Quer conversar?

AGENDE UM HORÁRIO PARA TOMAR-MOS UM CAFÉ!

 

Rodrigo Attique

Engenheiro de computação, empresário por falta de opção, pythonista de coração, programador por vocação.

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *